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Dia Mundial da Atividade Física: Fomos feitos para mexer!

#DiaMundialdaAtividadeFísica #ProjetosdeGente



Estamos confinados em casa, em isolamento social para nos protegermos de uma doença devastadora. Mas, apesar disso, hoje não se deixa de assinalar o Dia Mundial da Atividade Física.


Todos sabemos que o sedentarismo é também uma epidemia e estão provados os benefícios da atividade física para o bem-estar físico e psicológico das populações.


O sedentarismo que caracteriza o estilo de vida atual também devasta milhares de vidas diariamente.


As estatísticas alarmam para que cerca de 80% da população portuguesa não pratica atividade física suficiente.

A Direção Geral da Saúde recomenda:


- ADULTOS: pelo menos, 150 minutos por semana de atividade física de intensidade moderada, ou 75 minutos de atividades vigorosas. Devem também praticar atividades que contribuam para melhorar ou manter a força e resistência musculares, pelo menos, duas vezes por semana.

- CRIANÇAS E ADOLESCENTES: pelo menos, 60 minutos de atividade física moderada a vigorosa diária. Inclui pelo menos 3 vezes por semana, 20 a 30 minutos de atividades como correr, subir e descer, saltar ou outras atividades que contribuam para a melhoria da força muscular, flexibilidade e resistência óssea.

- IDOSOS: pelo menos, 30 minutos de atividade aeróbia de intensidade moderada (p.ex., caminhada), pelo menos 5 dias por semana, ou 3 sessões de 20 minutos de atividade aeróbia vigorosa (ou uma combinação de ambas). Devem também realizar exercícios de equilíbrio, flexibilidade e força envolvendo grandes grupos musculares, 2 a 3 vezes por semana.


É fácil de perceber que a maioria de nós não cumpre estas metas.


E no que se refere às crianças, em que a atividade física deveria ser o seu estilo de vida, é assustador pensarmos que somos nós, adultos, que as confinamos a longos tempos de inatividade "dentro de casa", mesmo antes do isolamento social.


As crianças estão naturalmente sempre a mexer, a desafiar o corpo e a explorar o movimento. Estão-se a conhecer e a perceber até onde podem chegar.


Mas infelizmente a expressão de preocupação “está muita parada, ou está a fazer asneiras ou está doente!” está a ser substituída pela expressão de intolerância "ela não pára, deve ser hiperativa!".


A maioria das vezes a criança está simplesmente a fazer o que precisa para crescer bem, está a lutar por receber a quantidade de exercício que o seu corpo precisa para crescer feliz e forte.


Mas as necessidades de exercício e movimento das crianças são difíceis de respeitar no ritmo de vida moderno. Cada vez mais o mundo promove o sedentarismo com longos tempos de atividades escolares, pouco tempo de recreio e em espaços desadequados, com pais com horários laborais alargados obrigando ao confinamento da criança após a escola, e com habitações pequenas em áreas urbanas o que limita o exercício em casa. E temos ainda as novas tecnologias… tão acessíveis, tão apelativas, e tão difíceis de gerir!!!


Infelizmente também os mais jovens arcam com as consequências do sedentarismo, com impactos evidentes no seu desenvolvimento, na sua saúde física e mental. E isto, a acontecer muito antes de estarmos em isolamento social. O confinamento devido à pandemia limitou o exercício físico estruturado mas a maioria das crianças já estava há muito confinada diariamente na sua atividade física global.


No Dia Mundial da Atividade Física vamos aceitar o desafio de refletir sobre o estilo de vida. Vamos aproveitar o confinamento a nosso favor e aprender a fazer exercício físico com o que temos, no espaço que temos. Ideias e reflexões a replicar quando “Ficar tudo bem”.


Para ajudar nessa reflexão e assinalar o Dia mundial da Atividade Física desafiamos a nossa Terapeuta ocupacional e as nossas psicólogas a debruçarem-se sobre o assunto.



A Sara Ribeiro, terapeuta ocupacional, foi desafiada a transformar as nossas casas em parques de diversões. Leia aqui a nossa conversa.



Quanto à Alexandra Sofia Babo e à Helena Oliveira, ambas psicólogas, conversamos sobre a importância da atividade física do ponto de vista do bem-estar psicológico. Para ler clique aqui.

Desfrutem destas informações, repensem e lutem por ter uma vida mais ativa e feliz!


Divirtam-se em família!


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