top of page
Buscar

Diversão e saúde numa só atividade!

Atualizado: 4 de fev. de 2021



Quando pensamos em crianças pensamos naturalmente em movimento, flexibilidade, piruetas, corridas e gargalhadas.


As crianças estão naturalmente sempre a mexer, a desafiar o corpo e a explorar o movimento.


É dessa forma que se conhecem e que tomam conhecimento do mundo que as rodeia.


A atividade física, livre ou estruturada, permite-lhes aperceberem-se do seu corpo e do meio envolvente e perceberem até onde podem chegar.


Na verdade, a atividade física faz parte do estilo de vida do ser humano e é vital para a nossa saúde.


No entanto, apesar de todos sentirmos o bem que o exercício nos faz, cada vez mais estamos, grandes e pequenos, confinados a longos tempos de inatividade "dentro de quatro paredes", com os pés bem presos ao chão. Esta é uma realidade do mundo atual que está bem longe de ser culpa da COVID-19, mas que esta nos precipita ainda mais.


Mas não podemos privar o nosso corpo de se manter ativo! Não podemos privar as crianças de explorarem os seus limites, de se conhecerem e de se manterem saudáveis. Precisamos de nos reinventar e encontrar alternativas...


E alternativas saudáveis foi o que surgiu da parceria da Projetos de Gente com a Fisiotrimtrim.


Duas equipas dedicadas ao bem estar da criança e da família que decidiram procurar formas de manterem os mais novos e as suas famílias ativos e divertidos. E assim surgiram as sessões de Pilates Babies - Kids - Families com o objetivo de pôr os pequenos corpos a mexer, com atividades que podem replicar todos os dias em casa envolvendo também os adultos e muita muita diversão!


Mas deixemos as especialistas da Fisiotrimtrim explicar melhor :)!


 

Pilates dos Pequeninos


Nesta nova era digital, a saúde das crianças é frequentemente comprometida por uma cultura de sedentarismo, tendencialmente associada a uma alimentação desequilibrada e a poucos momentos dedicados à prática de atividade física, distantes da recomendação formal de 60 minutos de exercício diários.


Que Benefícios Esperar?


A concentração exigida para realizar os diferentes exercícios do repertório de Pilates, associada à preocupação constante com a respiração profunda, ajuda estas crianças a manterem-se mais calmas e focadas numa tarefa e a conquistarem, a pouco e pouco, um maior controlo sobre o seu corpo. Ao mesmo tempo, promove uma sensação de bem-estar e relaxamento.


As crianças aumentam a consciência em relação ao seu corpo e aprendem a mover-se de forma eficaz e fluída, conseguindo assim uma postura e padrões de movimento mais adequados, que servirão de base para o seu crescimento.

Ao privilegiar o correto alinhamento dos segmentos e promover um aumento da força e flexibilidade dos músculos, em especial na região da coluna, o Pilates prepara os mais pequenos para os desafios impostos pelo dia-a-dia: o transporte de mochilas, as posições mantidas na sala de aula ou mesmo a prática desportiva.


Num corpo em constante mudança e desenvolvimento, a atividade física – em especial a prática de Pilates – pode ser fundamental no alívio da dor, na libertação de tensão indesejada e na redução do potencial de lesão em atividades de recreio ou nos desportos em que estão envolvidos. Os benefícios estendem-se também à coordenação, ao ritmo e ao equilíbrio, habilidades importantes a serem trabalhadas nesta idade.


Motivação é a Palavra de Ordem!


Sendo este um público com características muito especiais, o grande desafio passa por manter as crianças motivadas ao longo de toda a sessão, para garantir que têm oportunidade de experienciar todos os benefícios referidos anteriormente.


Para despertar o interesse pela prática de Pilates, a nossa estratégia passa por associar os exercícios a situações do dia-a-dia e do nosso imaginário.


Assim, podemos dar Passeios na Praia ou na Selva, Visitas ao Museu das Profissões ou ao País das Letras, os resultados superaram as expectativas, e ainda roubámos uns quantos sorrisos!



 

Aceitam o desafio? Vamos a isso!


As inscrições estão abertas na Clínica Projetos de Gente.


Conheçam as condições entrando em contacto com a clínica e reservem já um lugar na aula aberta gratuita do dia 6 de Fevereiro preenchendo o formulário.


Até breve, bons de desafios e muita brincadeira!


A Equipa PdG



folhetopilates
.pdf
Download PDF • 465KB

343 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page