Buscar

O supervilão SARS-COV-2

#ficaremcasa

#falaraverdade

Não dá para fingir que está tudo na mesma porque não está...

Passada mais de uma semana de isolamento social o stress aumenta e as dúvidas precisam de resposta.


Deixou de ser uma brincadeira... afinal não são férias!!!


As famílias fazem contas à vida e aqueles olhos esbugalhados trazem consigo dúvidas pertinentes que nos apertam o coração: "- Porque não podemos ir lá para fora com um sol tão bonito?", "- Porque não posso dar beijos aos avós?", "- Porque estão sempre aqueles senhores na televisão a falar de mortes e doença?"...


Estas perguntas percorrem todos os lares do mundo e expõem uma vulnerabilidade humana que nem sempre queremos enfrentar...


Mas não dá para ocultar aos mais pequenos - nem é saudável! - que o mundo está a viver um momento de stress, de medo e incerteza. É necessário explicar aos mais pequenos os motivos do isolamento social. Também eles estão implicados e também lhes são exigidas responsabilidades e esforço.


Dizer a verdade à medida de cada um, partilhar angústias e esperanças faz todo o sentido neste momento. É talvez a única forma de aliviar o stress de pais e crianças e tornar esta experiência construtiva.


As emoções são coisas grandes e assustadoras quando se está sujeito a situações inesperadas e identifica-las e refletir sobre elas ajuda no bem-estar de crianças e adultos!


As crianças são naturalmente curiosas e apercebem-se das mudanças. das conversas e da ansiedade espelhada no rosto dos adultos. Fugir às perguntas e ocultar o óbvio só aumenta a ansiedade da criança e até mesmo a revolta.


Esclarece-los, e com isso envolve-los e prepará-los, é uma tarefa necessária. Só assim a criança vai ser cuidadosa, vai adotar as medidas de higiene e proteção, vai-se ajustar às mudanças de rotina e vai crescer 😊.


A partir dos 6-7 anos a criança já tem capacidade de entender a situação e assim ser ativa na mudança de hábitos. Aos mais novos é necessário explicar de forma simples, dentro do seu imaginário, assegurando que percebem o essencial.


Em todas as idades é também necessário protege-los do excesso de informação e da exposição a conteúdos mais violentos. Importa também mostrar disponibilidade para repetir as explicações as vezes que for necessário e esclarecer as dúvidas que vão surgindo.


Felizmente com a mobilização da comunidade circulam já na Internet algumas histórias maravilhosas que ajudam os pais na tarefa desafiante de explicar aos mais pequenos o supervilão Coronavírus e as atitudes a tomar, deixando também uma mensagem de esperança.


Vamos partilhar algumas convosco (ver links abaixo) certos de que também aí em casa têm as vossas histórias para partilhar! Adoraríamos conhecê-las!


Fiquem bem e até breve! 🌈


Ficam os links de histórias para explorar com os mais pequenos:

https://www.mindheart.co/descargables

https://www.cnpdpcj.gov.pt/livro-coronavirus-explicado-as-criancas-pdf.aspx.




192 visualizações

Localização e contactos

Acesso à plataforma do Livro de Reclamações

i010899.png

Subscrever Newsletter 

© 2020 Projetos de Gente, Lda  |  Política de Privacidade e de Cookies  |  Termos e Condições

Siga-nos nas redes socias

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco